Academia Niteroiense de Letras

 

Menu

 

Diretoria

Conselho Fiscal

Histórico

Patronos

Atuais Acadêmicos

Ex-Acadêmicos

Principais eventos

Biblioteca

Programação

Endereço

Trabalhos Literários

Revista Virtual

Fale Conosco

 

 

Sala de Cultura Leila Diniz recebe exposição de aniversário

“Coletiva 7 anos” reúne obras de artistas

que fizeram parte dessa história.

Entre os dias 05 e 27 de julho, a Sala de Cultura Leila Diniz abre as portas para a exposição em comemoração pelo seu aniversário: a “Coletiva 7 anos”. A mostra será composta por cerca de 30 obras de diversos artistas convidados que já mostraram seus talentos no espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

exposição é uma coletânea de obras que representam a própria Sala de Cultura, além de algumas em homenagem à atriz Leila Diniz. Os convidados são principalmente de Niterói, São Gonçalo e outros municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 A Sala de Cultura Leila Diniz é um dos espaços culturais mais importantes de Niterói, localizado na Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e criado para incentivar produções culturais, de diversos públicos em variadas manifestações artísticas. Esse ano o espaço comemora seu sétimo aniversário contribuindo, desde sua inauguração, com programações culturais diversificadas e gratuitas para a cidade.

 

 SERVIÇO

Data: 05 a 27 de julho

Horário: das 10h às 17h

Endereço: Sala de Cultura Leila Diniz, na Rua Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói

Entrada franca.

===============================================================

dia do escritor

Convite

 

 

O projeto Literatura na Varanda convida para o evento em homenagem ao Dia do Escritor

.

 

Será em 25/07 (quarta -feira), a partir das 14

h

oras

 

Local: Fundação Municipal de Educação 

 

Auditório Amaury Pereira Muniz 

 

Rua Visconde do Uruguai, 414 - Centro - Niterói.

 

Entrada franca

O encontro é uma roda de conversa sobre os projetos independentes ligados à literatura/cultura e mediadores de clubes de leitura das cidades de Niterói e São Gonçalo. 

A mediação será feita pelo escritor e músico Marcelo Aceti. Ele já esteve participando da 9ª edição do projeto LITERATURA NA VARANDA, em maio. 


Marcelo Aceti é escritor, músico e poeta, além de atuar como editor e organizador de coletâneas literárias. Entre suas publicações, destacam-se os livros de poemas "Tempoesia" e "Acetetos", com o qual inaugura uma estética própria na composição de versos, o livro "P.S. depois de tudo" e o infantil "Por que, afinal, essa festa é Natal?", que recentemente chegou à primeira e segunda tiragens esgotadas.

Roda de conversa com 6 participantes:

* Paulo Roberto Cecchetti (movimento Escritores ao ar Livro - Niterói)
Poeta, haicaísta, publicitário, curador, membro da Academia Niteroiense de Letras (ANL), do Cenáculo Fluminense de História e Letras (CFHL), da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), colunista do jornal DIZ. Paulo Roberto Cecchetti já publicou 25 livros. 

* Beatriz Chacon (escritora)
Beatriz Escorcio Chacon é carioca da Piedade, vive em Itaipu, Niterói, onde começou a mostrar poemas para pintar paredes, em 1987. Jornalista pela UFF, é autora dos livros de poemas “Mesa Posta” e “Veios do Corpo”, e do infantil “Uma História Barriguda”, lançado em 2015. Aposentada, avó, faz performances poéticas, participa de eventos de arte em Niterói e no Rio de Janeiro. Há vinte anos, como voluntária, orienta a Oficina Literária da Universidade da Terceira Idade, em Niterói. Publicou recentemente o livro de contos “Caderno de Clara Maria Joana”. 

* Yonara Costa (Escritores Vivos - São Gonçalo)
ESCRITORES VIVOS é um grupo que tem por objetivo incentivar a leitura através de encontros mensais com escritores. A cada evento são apresentados autor e livro do mês seguinte. A obra fica à venda no Bistrô Cultural d'Avó (Rua Nilo Peçanha, 56, loja 19 – Centro/São Gonçalo) onde acontecem os encontros. Com a mediação da professora e escritora Yonara Costa, o público é incentivado a perguntar tanto sobre o livro em questão como também quanto o processo criativo do escritor. O evento é abrilhantado com a música de Fabiana do Vale, declamações de textos e microfone aberto para apresentações autorais.

* Leatrice Barros (Clube do Livro- Niterói)
O CLUBE DO LIVRO - NITERÓI reúne autores nacionais e leitores para bate papos descontraídos sobre variados temas. Os encontros acontecem a cada dois meses, na Biblioteca Parque de Niterói. Foi um projeto idealizado pela autora Glau Kemp, em Maricá, e realizado em Niterói pela Leatrice Barros, blogueira no Lê e ler.

* Ivone Rosa (projeto Diário da Poesia - São Gonçalo)
Poetisa, professora de Língua Portuguesa e Literatura há vinte anos, é Pós-Graduada em Gestão Educacional, pela FAMATH. Participou do 6º Prêmio Nestlé de Literatura, foi vencedora do Festival de Poesia do SESC Niterói. Ganhou o prêmio de Melhor Intérprete também no Festival do SESC/ Niterói; recebeu a Menção Honrosa no Concurso de Poesia da Secretária de Educação de Duque de Caxias (RJ). Foi a Melhor Intérprete do Festival dos Continentes, em 2014. É membro do projeto Diário da Poesia que tem 3 anos e meio de retorno.

O Diário da Poesia (fundado pelo professor e poeta Renato Cardoso) produz um jornal impresso com três mil exemplares, distribuídos gratuitamente.

É um projeto itinerante que vai até as escolas da rede pública e privada de ensino. O grupo é formado por escritores, jornalistas, professores, filósofos, fotógrafos, artistas plásticos e estudantes. As apresentações acontecem no auditório do curso de idiomas ICBEU (em São Gonçalo), em toda segunda sexta-feira do mês, com entrada franca.

* Cristhina Ramos (Círculo de Biblioterapia - Niterói)
Natural de Miracema, município localizado no estado do Rio de Janeiro, Cristhina Ramos é professora graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Castelo Branco. Autora do livro "Mudanças e Tempo" (2015), tendo participado também da Antologia Infanto-juvenil "Conta Canto Conto 5" (2016), ambos pela Dowslley Editora. Em 2017, pela Editora Cândido, organização de Cristiana Seixas, participou da Antologia "Brumas e Brisas". Atualmente, é responsável pelo Projeto de Leitura Olhar para minha Janela.

 

CLICAR NO LINK DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 

https://focusportalcultural.blogspot.com/2018/07/a-vida-de-santo-antonio-e-contos-de.html

 

 

 

A VIDA DE SANTO ANTÔNIO E CONTOS DE PERRAULT OBRAS DA AUTORA ELIANA BUENO-RIBEIRO, BRASILEIRA RADICADA EM PARIS SÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA "OFF-FLIP", EM 26 E 27 DE JULHO DE 2018.

 

Saraus da Casa  do Desejo e Casa de Yaya contarão com leituras e autógrafos

da autora Eliana Bueno-Ribeiro, brasileira radicada em Paris

 

A escritora e tradutura Eliana Bueno-Ribeiro, radicada em Paris, é presença confirmada nos dos Saraus Literários das Casa de Iaiá e Casa do Desejo, nos dias 26 e 27 de julho, como parte da programação da off Flip de 2018.

A autora estará em Paraty com dois de seus projetos, um livro sobre a vida de Santo Antônio de Lisboa (Paulinas, 2012) e a tradução anotada e prefaciada dos famosos Contos de Perrault (Paulinas, 2016), que, em 2017, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o selo "Altamente Recomendavel".

Eliana Bueno-Ribeiro é  pesquisadora-associada do Centro de Estudos Afrânio Coutinho, da Faculdade de Letras da UFRJ e editora da revista eletrônica Passages de Paris, da Associação  de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França –APEBFR . 

Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ,  tem pós-doutorado  em Literatura Comparada pela Universidade de Paris 3- La Sorbonne Nouvelle. Foi professora-adjunta da UFRJ e  professora-visitante da Università de Roma La Sapienza, Université de Toulouse Le Mirail e  Université de  Rennes 2.

Em 2011 foi premiada no 3° Concurso Internacional  de Monografias, promovido pelo Ministério das Relaçoes Exteriores do Brasil com o ensaio « Graciliano Ramos: a leitura do mundo».  Autora de «Tonico Pereira , um ator improvável » (Coleção Aplauso, Imprensa Oficial de São Paulo, 2010), e das obras citados acima, Eliana fará leituras de trechos surpreendentes de seus livros.

 

Para saber mais :

Casa de Iaiá Hostel – dia 26/07, das 18h às 23 horas) – Rua Três - Vila Colonial, Paraty - RJ

Casa  do Desejo –  dia 27/07, das 20h30 às 22h30 – tRua Benedito Telmo Coupé (antiga Rua Fresca), 277 - Centro Histórico, Paraty – RJ

Contato de Eliana Bueno-Ribeiro:  br.eliana@gmail.com

Passages de Paris : http://www.apebfr.org/passagesdeparis